• Subcribe to Our RSS Feed

Estilos de aprendizagem

jun 10, 2015 by     No Comments    Posted under: aprendizagem e desenvolvimento, destaque

~ Todas as pessoas aprendem utilizando três recursos sensoriais ~

Estilos de aprendizagem
Podem ser separados em estilos:

1. Estilo de aprendizagem Visual: é o processo de informações visuais. Precisa ver para aprender, seja por escrito (palavras) ou ilustrado (desenhos). Prefere analisar e interagir com imagens. São observadores, detalhistas, organizadores; exigentes com o que escrevem, desenham e vestem. Não prestam muita atenção nas aulas expositivas. Assim, é desejável que a professora use recursos visuais: murais, slides, vídeos, filmes, álbum seriado, figuras, móbiles, fotos, caricaturas, histórias em quadrinhos e transparências. Para otimizar a aprendizagem, é interessante fazer com que os estudantes produzam mapas mentais e outros organizadores gráficos, usando lápis / canetas coloridas, e criem imagens mentais. Destaque especial merecem as atividades artísticas (pintar, desenhar, examinar obras de artes) porque despertam emoções. Considerando que o cérebro pensa através de imagens, é importante que os estudantes aprendam a comunicar idéias complexas de formas não-verbais, estimulando a alfabetização visual.

2. Estilo de Aprendizagem Auditivo: é o processo de informações de forma auditiva. Precisa ouvir para aprender. Pensa alto e repete o que ouvi. São ótimos contadores de histórias e piadas. Adoram o som da própria voz. Falam alto e fazem barulho. Não se contêm na aula: estão sempre conversando. Não gostam de tarefas que exigem papel e lápis. Lêem devagar. Gostam de ouvir explicações orais e audiotapes (vozes gravadas). Preferem falar sobre o assunto. Assim, é desejável que o mestre coloque questões para responderem e promova trabalhos em dupla ou pequenos grupos. Destaque especial merecem as atividades musicais, nas quais eles criam canções e rapps. A música afeta as emoções, os batimentos cardíacos e as ondas cerebrais. Todos nós reagimos à música: cantando, rindo, chorando. Pesquisa mostram que a música estimula a atenção, aprendizagem, criatividade, motivação e a memória. Uma sala de aula com música é um lugar agradável e cheio de energia. Se desejar um clima relaxado e tranqüilo para trabalhar ou fazer uma revisão, usar música instrumental baixinho como fundo (sinfonias, músicas new age, barroca: de Bach, Vivaldi) Se quiser realizar tarefas mais ativas, colocar música clássica animada (valsa, sinfonias de Mozart, Strauss, Chopin, Beethoven).

3. Estilo de Aprendizagem Cinestésico: é o processo de informações de forma cinestésica. Precisa envolver-se fisicamente para aprender: através de movimento e toque. Adoram relacionamentos com pessoas: ficar perto, agarrar, abraçar, segurar. Sempre têm coisas nas mãos. Adoram dançar e atuar. São os melhores atletas. Precisa esforçar-se como estudantes. A mestra deve oferecer oportunidades de vivenciarem e interagirem com colegas, inclusive durante exposições orais. Representar conceitos com o corpo (estados físicos: sólido, líquido, gasoso); formas geométricas (círculo, quadrado) e modelar conceitos em massa são atividades que despertam interesse; da mesma forma, realizar experiências, manipular blocos, construir objetos, apresentar festival de dança, produzir vídeos ou efetivar projetos de estudos. É importante replicar eventos históricos, efetivar desempenho de papéis (imitar pessoas, expressar sentimentos) e participar de simulações. Destaque especial para as peças teatrais que afetam as emoções, estimulando a aprendizagem e a memória. Relevantes são as brincadeiras, atividades humorísticas, em que há alegria e gargalhada, os jogos e competições. É a força do sorriso que relaxa a situação mais tensa: os músculos faciais se contraem; o fluxo sanguíneo diminui; a temperatura do corpo é reduzida. O riso envia ao cérebro uma mensagem para que produza substâncias que provocam bem – estar (endorfinas). Parafraseando o provérbio chinês: “Quem não sabe sorrir não deve educar pessoas.”

Por Denise Mineiro,
artigo baseado no livro “O Despertar do Gênio” de Cosete Ramos

www.facebook.com/denise.mineiro
www.linkedin.com/in/denisemineiro



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tem algo a dizer? Vá em frente, deixe seu comentário!

XHTML: Você pode utilizar os seguintes códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

UA-34327795-1