Apenas 10 é pouco, existem muitos outros que dependendo da família são mais fortes, mas vocês vão ver que os valores citados abaixo são básicos e que as crianças deveriam aprendê-los.

Confira os 10 valores que precisamos ensinar aos filhos todos os dias:

1- Honestidade
Um dos valores éticos mais importantes. A forma de ensinar é com paciência e bom exemplo. Dizer sempre a verdade e ser sincero é um bom começo. Ensine a criança o conceito de propriedade, se ela pegar o brinquedo do amiguinho e levar para casa, vá com ela devolver e pedir desculpas.

2- Amor próprio
Ajuda a construir a autoestima e a autoconfiança da criança de que é capaz de enfrentar situações novas. Elogios e incentivos dos pais são essenciais. Se ela errou, critique o erro, não a personalidade nem a própria criança.

3- Responsabilidade
Cumpra suas obrigações: chegue no horário e respeite acordos. Maturidade e responsabilidade não podem ser confundidas com chatice ou caretice.

4- Humildade
Enxergue o gari e o diretor da escola como seus iguais e respeite-os. Ouça críticas de coração aberto. Admita quando estiver errado e não sinta vergonha de pedir desculpas. Errar é humano! E aprender com os erros é uma das maiores bençãos de vida.

5- Cortesia
Trate todos com educação. Peça licença, diga “por favor” e “obrigado”, sorria sempre. Sendo gentil, a gente consegue as coisas com mais facilidade. Sempre que possível, ofereça ajuda. Não custa nada dar uma mão para o vizinho com as compras de supermercado, né?

6- Otimismo
Tente enxergar o lado bom das coisas. Prefira ver o copo meio cheio, em vez de meio vazio! Isso é um exercício de vida! Aceite que os conflitos, por piores que sejam, permitem que a gente cresça. Diga mais SIM do que NÃO. Procure mais razões para agir, em vez de desculpas para ficar parado.

7- Solidariedade
Compartilhe. Divida o que tem com os outros. Quando você doa, o velho vira novo. Qualquer armário esconde mil coisas que não nos servem mais. E elas podem fazer outras pessoas felizes, como no dia em que você as comprou ou ganhou. Ser generoso não custa nada e ainda preenche o coração.

8- Flexibilidade
Balance ao sabor do vento. Ser maleável permite se curvar sem quebrar, adaptar-se às situações, aguentar a pressão sem perder a elegância. E saber a hora de ceder não significa covardia ou falta de convicção. É sabedoria!

9- Tolerância às diferenças
É natural que o diferente pegue a criança de surpresa. Cor da pele, altura, religião, cabelo etc. Mostre que a beleza do mundo está nessas diferenças e seja exemplo, não falando mal das pessoas na frente dos filhos.

10- Perseverança
Sabia que antes de inventar a lâmpada, Thomas Edison fez inúmeros testes que deram errado? Se você tem uma ideia e acredita nela, persista! Tenha força de vontade suficiente para não desistir nos primeiros obstáculos.

Por Juliana Freire da Costa Silveira,
artigo disponível no site Just Real Mom’s