Parte 3 – Conclusão

A prática de atividade física ou exercício físico é fundamental na melhoria dos aspectos gerais da saúde, como os aspectos fisiológicos e motores.

Os elementos perceptivo-motores são potencializados com essa prática, dentre eles destacamos a coordenação motora e a propriocepção que precisam ser constantemente estimulados. Esses elementos são fundamentais para a harmonia e eficiência na execução dos movimentos corporais tanto nas práticas esportivas quanto nas atividades cotidianas, como por exemplo, deslocar-se de um local para outro, correr, subir escadas, vestir-se, banhar-se, segurar objetos, etc.

A partir dessa revisão fica evidente que através de um estilo de vida fisicamente ativo é possível ter uma vida saudável e com qualidade.

Com base nessas informações, é fundamental que indivíduos de todas as faixas etárias se conscientizem da importância de manter a saúde geral através do movimento, devendo ser incentivado à criança um repertório motor diversificado, tanto nas atividades de lazer quanto na educação física escolar, potencializando o desenvolvimento psicomotor. Aos adolescentes, adultos e idosos recomenda-se a prática habitual de exercícios físicos ou esportes de maneira que sejam estimuladas as capacidades motoras, a fim de manutenção da saúde física e conseqüente independência funcional.