O hipotireoidismo é uma doença comum, os sintomas clássicos são aumento exagerado de peso, metabolismo lento, queda de cabelos, perda de energia e desequilíbrio hormonal.
Geralmente o diagnóstico é realizado por exame de sangue, e uma vez que seja positivo existem alguns cuidados que o paciente deve ter quanto a alimentação, pois existem alguns alimentos que podem piorar essa condição.
Alimentos adequados para pessoas com hipotireoidismo
A verdade é que não há uma dieta que seja única para essas pessoas, cada caso é especial e tem um tratamento diferente de acordo com as condições e o estado do paciente. Além disso, deve-se levar em conta sempre a opinião de um especialista, que saberá como tratar cada caso.
Outro fator importante é que a dieta deve ser muito saudável e equilibrada, que permita manter um peso estável, proporcionando energia.
Alimentos que fornecem fibras
Ao consumirmos alimentos que oferecem quantidades abundantes de fibras ao organismo, estaremos tomando uma ótima decisão para manter o peso estável, além disso, manteremos controlados os níveis de insulina no sangue e melhoraremos a digestão, permitindo que a sensação de satisfação ao comermos dure mais, ou seja, não teremos apetite em demasia.
Esses alimentos podem ser frutas, legumes, grãos sem glúten e verduras.
Alimentos ricos em selênio
Uma das propriedades do selênio é a de ajudar a melhorar o desenvolvimento hormonal, alguns dos alimentos que oferecem selênio a nosso organismo são o frango, as nozes, o salmão, cebola e o alho, também pode ser encontrado no melaço.
Alimentos que contenham iodo
Dentre os alimentos que podem ajudar a melhorar e manter a doenças sob controle estão aqueles que contém iodo, uma vez que regulam o hormônio tiroxina e ajudam a tireoide a funcionar bem. Por isso, pode ser muito benéfico consumir algas, sal marinho, mariscos e sal iodado.
Quais alimentos são inadequados?
Não se pode esquecer que existem alguns alimentos que não podem ser consumidos de forma alguma, são os que interferem ou impedem que nosso organismo assimile o iodo. Entre eles estão a mostarda, o pêssego, o rabanete, o amendoim e o morango. Outros alimentos que devem ser evitados são aqueles que contêm flúor e cloro.
Caso você tenha descoberto que sofre de hipotireoidismo, é necessário saber e não se esquecer que essa doença não é curável, e que deverá ser tratada durante toda sua vida, portanto é necessário cuidado com a alimentação e de disciplina com o tratamento que seu médico indique.
Medicamentos apenas não serão úteis, mas a alimentação deve vir sempre associada a eles, assim como uma dieta regrada sem medicamentos também não será eficaz, logo, é necessário muito cuidado e atenção na convivência com esse problema.
Texto e conteúdo do portal Melhor com Saúde
imagens oferecidas por: SHOOTO, ahmadpi, TheGiantVermin e bex1119.