• Subcribe to Our RSS Feed

Alimentos funcionais

ago 5, 2015 by     No Comments    Posted under: corpo e equilíbrio, destaque

Confira duas dicas de alimentos funcionais!

Eles auxiliam no bem estar, na melhora da depressão e contribuem para o emagrecimento.

Denise Mineiro - Alimentos Funcionais

Alimentos com mais serotonina

Os alimentos com mais serotonina tratam a depressão e ajudam a emagrecer diminuindo a vontade de comer doce., A serotonina é a principal substância do cérebro que regula a sensação de fome e saciedade. Para isso a alimentação diária deve:
  • Ser rica em carnes de peru; carnes magras em geral; peixe; leite e derivados magros como a ricota e leguminosas que são ricas em vitamina B6 e magnésio e ajudam no metabolismo da serotonina.
  • Ser isenta de açúcares refinados para assim manter os níveis de serotonina altos e evitar a oscilação de fornecimento de açúcar ao cérebro. Utilize farinhas integrais para pães e massas e coma cereais integrais pela manhã.
  • Ter muito zinco que está no peixe, ostras; cereais integrais e castanha do pará.

A serotonina é a principal substância do cérebro que regula a sensação de fome e saciedade. Na verdade os alimentos citados são ricos em triptofano, um aminoácido, que é convertido em serotonina, no organismo.

Estes alimentos devem ser consumidos em várias pequenas porções durante o dia, para manter os níveis de serotonina, sempre próximo do ideal, e assim evitar distúrbios do humor, distúrbios emocionais, e ter um corpo mais equilibrado, física e mentalmente.

Lista de alimentos ricos em Triptofano

Os principais alimentos ricos em triptofano são:

  • queijo;
  • castanha-de-caju, castanha-do-pará, amêndoas, amendoim, nozes;
  • abacaxi, abacate, banana, uva, caqui, tâmara, maçã, pera, melancia, morango, goiaba, manga, mamão, laranja, tangerina, batata-doce, batata inglesa, berinjela;
  • feijão, ervilha.

O triptofano é um aminoácido essencial o que significa que o nosso organismo não o consegue produzir tendo que ingerir diariamente estes alimentos para ter este aminoácido.

Funções do Triptofano

As principais funções do aminoácido triptofano, além de ajudar na formação do hormônio serotonina, são facilitar também a libertação dos componentes energéticos, para manter a vitalidade do organismo no combate aos agentes estressantes dos distúrbios do sono.

Para combater a depressão pode se consumir alimentos ricos em triptofano e tirosina, pois a tirosina é outro aminoácido que ajuda na produção de outros hormônios, que melhoram o estado de alerta e a alegria.

Denise Mineiro - Pirâmide Alimentar

Com informações reunidas do portal Tua Saúde

 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tem algo a dizer? Vá em frente, deixe seu comentário!

XHTML: Você pode utilizar os seguintes códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

UA-34327795-1