Estudar significa aplicar a inteligência (capacidade de compreender) para aprender.
A aprendizagem acontece quando a pessoa compreende, entende logicamente um determinado fato.
Um estudo adequado, muito contribui para a formação de uma pessoa quando se torna significativo, quando os novos conhecimentos e informações são assimilados e integrados no conjunto de conhecimentos já existentes, podendo ser utilizados em outras situações.
Existem fatores que contribuem para a questão estudo/aprendizagem:
- Fatores internos: motivação – disposições físicas e psíquicas
- Fatores externos: aspectos organizacionais
Mas como se aprende a estudar?
Estudar se aprende estudando, praticando, até formar um hábito. Isso requer motivos, força de vontade e disciplinas pessoais.
As considerações a seguir têm por objetivo apresentar algumas atitudes que auxiliam na formação do hábito de estudo favorecendo a aprendizagem.
Atenção: A aula e/ou estudo é um momento importantíssimo no processo ensino-aprendizagem. Procure ficar atento, concentrar a sua atenção nas explicações e/ou propostas de atividades do professor. A atenção depende do interesse, da motivação (disposição interior que nos impulsiona a adotar um determinado comportamento) e disponibilidade dos sentidos.
“O interesse pode ser canalizado para determinado objeto de estudo procurando valores nesse estudo. Quando se conhece alguns valores de um assunto, desperta-se o interesse para seu conhecimento.”
Estando o interesse canalizado para determinado estudo, os sentidos devem ser colocados em prontidão. Trata-se da disponibilidade dos sentidos. Comece pela posição. É preciso que o modo de sentar revele a vontade de aprender. Em seguida concentre a sua visão e audição, colocando todos os seus sentidos em disponibilidade para que captem um numero cada vez maior de informações.
Inicie a aula/estudo estabelecendo para si mesmo alguns motivos. Ex: vou prestar atenção nessa aula porque ….Quanto maior o numero de razões para executar uma tarefa, mais será o seu interesse que o impulsionará à ação.
Anotação
Na aula procure anotar as idéias básicas, as informações fundamentais, os dados relevantes (caderno, fichário, agenda) ainda que sucintamente. Não é a quantidade de anotações que importa mas a qualidade do que se anotou. Não é a hora de se preocupar com “capricho exagerado” mas sim com a matéria que está sendo exposta ou discutida em classe. Aqui é necessário um pouco de agilidade. Utilize-e de abreviaturas e/ou sinais gráficos.
No momento dedicado ao estudo (em casa) você poderá organizar melhor as anotações feitas em aula.
As anotações devem servir de fonte de escudo.
Organização e Planejamento
Tempo: a partir de uma organização pessoal estabeleça um horário de estudo em casa. Um quadro horário poderá prever a distribuição das atividades. Procure nesse período:
- Retomar os temas tratados em aula através das suas anotações, livros, etc;
- Fazer atividades agendadas em classe (lição de casa);
- Preparação para trabalhos a serem apresentados em breve.
Material: antes de iniciar seu estudo organize o seu material. Isso fará com que você não desperdice tempo. Procure formar um acervo pessoal de livros introdutórios, enciclopédias, revistas, textos fornecidos por professores, dicionários, softwares, etc.
Ambiente: um local apropriado para o estudo é de suma importância e deverá satisfazer algumas condições: silêncio, ordem, iluminação, arejamento, mobília adequada (mesa, cadeira). São fatores que auxiliam na concentração.
Preparação das aulas:
Caso você queira obter um melhor aproveitamento de uma aula procure saber qual será o “tem” e se prepare buscando informações nas suas anotações, colegas, professores, livro texto, outros livros, enciclopédias, jornais, revistas, internet, etc. Lembre-se que a internet, jornais e revistas são ótimas fontes para este tipo de atividade e de pesquisa também porque abrangem assuntos que são estudados e garantem informações atualizadas.
Esse tipo de atitude fará com que você participe mais da aula, traga as suas duvidas, partilhe-as com o professor e colegas transformando-a num momento de aprendizagem para todos, possibilitando inclusive um melhor acompanhamento e seqüência das aulas.
Por Denise Mineiro
www.facebook.com/denise.mineiro
www.linkedin.com/in/denisemineiro