A atenção é um processo que não é mensurável visualmente, é difícil saber se alguém está prestando atenção.
A atenção depende de:
Fator fisiológico – as condições neurológicas do individuo e também do seu estado fisiológico global, por ex não estar sonolento, ou com dor ou mesmo doente.
Fator da motivação – a natureza do estimulo apresentado, algo agradável, interessante.
Concentração – estado de alerta do individuo no momento, envolve cansaço, sono, indisposição fome.
É na escola o local onde a criança mais necessita prestar atenção.Mas na sala de aula os elementos necessários para que o individuo preste atenção, sofrem muitas interferências: movimentos dos colegas, estratégias de aula, como a criança esta em sala, cansada, com fome; enfim tudo isso poderá desfavorecer o grau de atenção dado em diferentes momentos da aula.
A falta deste estímulo pode caracterizar um aluno com deficiência perceptiva de atenção ou mais conhecido como DÉFICIT DE ATENÇÃO ou TDAH. É um distúrbio neurocomportamental mais comum na infância. Estima-se que 3 a 6 % da população mundial em idade escolar pode ter o TDAH. Os efeitos adversos do T.D.A.H sobre a criança e seus familiares variam em características e intensidades desde o período pré- escolar , passando pelo período escolar e adolescência. Este transtorno pode persistir na vida adulta causando interferência na vida profissional e pessoal. É um “transtorno extremamente bem pesquisado e com validade superior da maioria dos transtornos mentais e superior inclusive a de muitas condições médicas”.
A atenção ainda poderá ser definida através de seus estímulos:
Visual – o foco de atenção é desviado para algo, desviando o olhar, ou o individuo se concentra mais quando o estimulo apresentado é visual. E importante que o aluno desenhe, escreva, registre as etapas de um determinado aprendizado, faça esquema para visualizar melhor.
Auditivo – o foco de atenção é um estimulo sonoro, a voz, musica, uma buzina, um grito. Estimular o aluno para que fale enquanto estuda, ouça explicações , grave suas leituras ou seus estudos.
Cinestésico – o foco de atenção é um movimento corporal, uma dança,o andar rápido do professor pela sala. Para melhor gravar, deve movimentar-se, dramatizar, atuar. Experimentar e fazer aquilo que quer aprender,observando os erros, fazendo de novo.
As regras na aprendizagem para favorecer a atenção, podem ser:
⇒ enunciados de exercícios breves e simples
⇒ tarefas devem ser transformadas em jogos para aumentar a motivação
⇒ sinalizar para os alunos sobre a evolução e progresso com estimulo positivo
⇒ favorecê-los com jogos educativos para focar a atenção
⇒ promover a anotação, visando a auto-monitoraçao e informação
⇒ utilizar a avaliação de forma qualitativa e não utilizar provas extensas.
⇒ jogos de atenção online – GamesMass.com
Por Denise Mineiro
www.facebook.com/denise.mineiro
www.linkedin.com/in/denisemineiro