• Subcribe to Our RSS Feed

Por que estudar?

maio 20, 2015 by     No Comments    Posted under: destaque, estudo

Por que estudar é algo tão penoso para algumas pessoas e tão tranquilo pra outras? Vários fatores poderiam ser citados como explicações para a diferença na forma como as pessoas encaram seus estudos. Mas, a principio, devemos nos perguntar: por que estudamos? Para quê?

Para algumas pessoas, estudar significa simplesmente memorizar uma série de informações e despejá-las numa prova, com o intuito de se obter uma nota ao menos satisfatória e “passar de ano”. Certamente, para essas pessoas, o estudo se tornará um fardo pesado e algo cada vez mais desistimulante.

Outras pessoas vêem nos estudos uma trajetória de formação, de preparação para exercer uma carreira profissional. De fato, a vida escolar contribui geralmente de forma decisiva e importante para nossa formação profissional. Mas será que devemos passar cerca de dez anos na escola somente com essa finalidade? Será que, somente ao final dessa longa jornada, poderemos aplicar em nossas vidas aquilo que aprendemos? De certo que não!

“Estudar é, antes de qualquer outra coisa, uma forma de adquirir cultura, de mergulhar em outros mundos, de conhecer outras formas de viver e de pensar, contemporâneas a nós ou não”

Ao estudarmos, passamos a compreender um pouco o mundo que nos cerca, entramos em contato com novas informações, que nos permitem aumentar e alterar s rede de idéias que possuímos a respeito do mundo, chamada conhecimento.

Praticamente em tudo o que tocamos e pensamos existe um conhecimento humano associado: nos objetos, nos remédios e nas vacinas, no esporte, no lazer, etc.

Estudar significa entendermos melhor a nós mesmos: quem somos, quais as nossas origens biológicas e culturais, como funciona nosso corpo, em que transformamos o mundo no qual vivemos.

Ao estudar, você irá se perguntar: qual a importância e a aplicação do que eu estou aprendendo? Se não conseguir encontrar uma resposta, solicite a ajuda de um professor. Torna-se difícil aprender algo cuja importância ignoramos. Você deve também procurar relacionar o que está aprendendo naquele momento da aula a uma experiência anterior, vivida por você ou vista em algum meio de comunicação.

Quanto mais nos interessamos por aprender as coisas, mais fácil e prazeroso se tornará o aprendizado! Da mesma forma, quanto maior a nossa resistência em adquirir novas informações, mais difícil e penoso será o nosso aprendizado e mais raros serão os bons resultados.

Portanto, para aprender, você precisa se preparar para receber novas idéias, ter a mente aberta para questionar o que sabe e disposição para compreender, discutir o que está aprendendo e incorporar à rede de informações que já existe em seu cérebro. Com essa conduta, suas aulas serão mais interessantes, o aprendizado será mais fácil e os bons resultados aparecerão.

Por Denise Mineiro www.facebook.com/denise.mineiro www.linkedin.com/in/denisemineiro



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tem algo a dizer? Vá em frente, deixe seu comentário!

XHTML: Você pode utilizar os seguintes códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

UA-34327795-1