• Subcribe to Our RSS Feed

Desenvolvimento da Memória

maio 14, 2015 by     No Comments    Posted under: aprendizagem e desenvolvimento, destaque

A memória é a função que visa registrar os fatos, é através dela que somos capazes de acumular conhecimentos. Ela faz com que possamos buscar em diferentes situações conhecimentos que acumulamos para uso posterior.


Seu desenvolvimento acontece durante a infância, tendo diferentes níveis e fases, com o passar dos anos a criança vai construindo um referencial interno que lhe possibilita o maior número de informações arquivadas.

Para que as informações fiquem armazenadas devemos ter um uso funcional, isto é talvez não saibamos as regras de acentuação da forma como aprendemos na escola, mas sabemos acentuar as palavras, sem precisar mencionar a regra.

As informações que nos chegam podem vir de diferentes fontes de estimulo:
⇒ visual: quando o estimulo tem base visual – uma forma, uma figura.
⇒ auditivo : quando o estimulo recordado vem de foco auditivo.
⇒ cinestésico : quando o estimulo recordado tem foco com base nos movimentos corporais.

A criança tem muito mais probabilidade de recordar as situações, que provêem de estímulos visuais ou cinestésicos, podendo recorrer a outros estímulos para favorecer o seu processo de memorizar.

É importante que saibamos que memorizar não é apropriar-se de conhecimentos e sim, fazê-los vir ao nosso encontro quando necessitamos dele, isto é guardar a informação durante algum tempo e disponibilizá–la em momentos adequados.

⇒A Memória pode estar associada a dificuldade auditiva e visual de reter informações. Ela pode ser incapaz de recordar sons das letras, de juntar os sons para transformar palavras ou ainda de memorizar seqüências, não conseguindo lembrar a ordem das letras ou sons dentro das palavras. Ele resulta na disfunção do sistema nervoso central e freqüentemente se manifesta só no aspecto visual ou só no aspecto auditivo.

Com o aprimoramento da memória o indivíduo consegue realizar diferentes atividades que necessitem dela. Muitos exercícios simples, no dia-a-dia, podem ser praticados, quase como brincadeira:
⇒ observar melhor os detalhes à sua volta e tentar relembrá-los depois;
⇒ após assistir um filme, reconstruí-lo na imaginação;
⇒ fazer palavras cruzadas;
⇒ repetir anedotas;
⇒ fazer exercícios de SUDOKU;

– brincar de STOP nomeando diversas categorias
– jogos educativos e jogos de memória on-line

⇒ fazer exercícios de construção de palavras: transformando-a de mal para mel, mil,etc.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tem algo a dizer? Vá em frente, deixe seu comentário!

XHTML: Você pode utilizar os seguintes códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

UA-34327795-1