• Subcribe to Our RSS Feed

Como se preparar para as provas

maio 29, 2015 by     No Comments    Posted under: destaque, orientações

A melhor forma de você se preparar para as provas é participar atenta e ativamente das aulas, inclusive dos momentos de estudo vinculado, pois aí você garante boa parte de seu aprendizado. Mas também é importante fazer um estudo regular, em casa, principalmente das disciplinas em que encontra maior dificuldade.

Quando os períodos de prova se aproximam, sejam provas mensais (provas comuns) ou provas bimestrais (unificadas), convém montar um planejamento para rever os conteúdos das diferentes disciplinas. Nesse momento, seu estudo assumirá um caráter de revisão e esclarecimento de dúvidas, pois você já havia estudado e aprendido ao longo das semanas anteriores.

Os roteiros ou orientações de estudo entregues pelos professores visam somente a auxiliá-lo quanto à forma mais adequada de se preparar para as avaliações. O seu estudo não deve restringir-se e fazer s exercícios de um determinado roteiro, mas sim rever os capítulos do livro, anotações de aula e exercícios feitos no caderno.

Você deve aproveitar os plantões de estudo no período de provas unificadas para fazer a revisão da “matéria”, fixar conceitos importantes e eliminar dúvidas pendentes.

Estudar utilizando as provas anteriormente realizadas por você também é uma boa estratégia para identificar seus erros e não os repetir nas próximas avaliações.

Não deixe as duvidas se acumularem ao longo do bimestre! Ao estudar regularmente, você as descobrirá gradativamente e terá tempo para eliminá-las. Os estudos às vésperas de prova fazem com que você leve muitas dúvidas para a avaliação, comprometendo seu rendimento escolar.

Evite fazer recuperação em várias disciplinas, uma vez que você terá de estudar conteúdos do bimestre anterior ao mesmo tempo em que as atividades do novo bimestre de desenvolverão. O tempo será escasso para a realização de todas as atividades e seu rendimento ficará comprometido. Esse é um dos motivos pelos quais alguns alunos estão sempre em recuperação.

Ao se preparar para as provas de recuperação paralela, tenha a preocupação de avaliar primeiro os erros cometidos nas avaliações regulares do bimestre. Identifique as prováveis causas desses erros e procure eliminá-las. Assim, você evita praticar novamente os mesmo erros.

Por Denise Mineiro
www.facebook.com/denise.mineiro
www.linkedin.com/in/denisemineiro



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tem algo a dizer? Vá em frente, deixe seu comentário!

XHTML: Você pode utilizar os seguintes códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

UA-34327795-1