• Subcribe to Our RSS Feed

Anorexia nervosa e bulemia

ago 25, 2015 by     No Comments    Posted under: destaque, distúrbios e transtornos

O que é Anorexia Nervosa?
É um transtorno alimentar em que a pessoa priva-se de se alimentar, levando-a a um emagrecimento a níveis abaixo do peso mínimo normal. Essas pessoas, na maioria mulheres, têm plena convicção de que são gordas e a idéia de virem a ganhar gramas, as apavora e gera angústia.

Anorexia nervosa e bulemia

Quais outras características podem sinalizar a Anorexia Nervosa?
Existe uma obsessão pela idéia do emagrecimento em pessoas com Anorexia Nervosa. O peso corporal é uma obsessão e o pensamento gira sempre em torno de comida. É comum que colecionem receitas e cozinhem para que os outros a sua volta comam “por elas”.

As mulheres tem seu ciclo menstrual interrompido por no mínimo 3 semanas consecutivas, e o corpo perde os caracteres femininos devido ao emagrecimento exagerado. Mesmo assim, permanecem em constante dieta hipocalórica e estão sempre insatisfeitas com sua aparência física e com a crença de que estão gordas.

As anoréxicas desenvolvem rituais estranhos em torno da alimentação e muitas vezes comem escondido. Outra obsessão são os exercícios físicos que chegam a ser praticados em exagero para acelerar a perda de peso e compensar o mínimo de ingesta alimentar.

A Anorexia Nervosa faz com que a vivência da forma do corpo seja distorcida e gera sofrimento.
Muitas moças chegam a necessitar de internamento hospitalar devido ao risco de óbito pela baixa ingestão alimentar.

Existem tipos diferentes de Anorexia Nervosa?
Sim. O DSM IV descreve 2 tipos . Um em que o indivíduo apenas recusa-se a manter o peso corporal no nível normal e priva-se de comer, sem no entanto envolver-se em auto-indução de vômitos e abuso de diuréticos e laxantes. No outro tipo de Anorexia Nervosa, os jejuns prolongados alternam-se com episódios de comer compulsivo e posterior purgação através de vômitos e abuso de laxantes e diuréticos.

Como se trata a Anorexia Nervosa?
Em geral a Anorexia Nervosa esta associada á depressão e por isso é tratada com antidepressivos.
Em termos psicológicos pode-se dizer que a necessidade de manter o corpo com caracteres assexuados e a própria suspensão da menstruação, caracteriza dificuldades em relação à sexualidade madura.
A psicoterapia atua sobre esses fatores e ajuda o indivíduo a previnir e identificar recaídas.
Outro papel importante da psicoterapia é o auxílio no desenvolvimento de uma identidade sexual madura, e a identificação de situações que favorecem a depressão e o retorno dos sintomas.

O que é a Bulimia Nervosa?
É um transtorno alimentar em que o indivíduo tem episódios frequentes de ingesta alimentar compulsiva. Em pouco tempo o bulímico consome grande quantidade de alimentos e de preferência, alimentos hipercalóricos. Existe um sentimento de falta de controle sobre o comportamento de comer e o indivíduo sente-se incapaz de parar de alimentar-se.

Em geral come muito rápido e chega a passar mal, pois ingere grandes quantidades de comida num período de tempo determinado. Para compensar a ingesta alimentar exagerada, o bulímico faz longos períodos de jejum, induzem vômitos, usam laxantes, diuréticos, enemas e praticam exercícios físicos de forma obsessiva.

O Bulímico é aquele indivíduo gordo que come muito?
Não. Em geral o bulímico mantém seu peso no nível normal ou pouco acima do normal e por isso seu problema passa despercebido. Em geral se alimentam pouco na frente dos outros e quando a sós comem compulsivamente.

Depois se “desintoxicam” passando longos períodos dentro do banheiro para induzirem vômitos ou fazendo jejuns prolongados.

Que outros sinais indicam a Bulimia Nervosa?
Como na Anorexia Nervosa , há a interrupção da menstruação; o interesse exclusivo por alimentos e calorias e rituais alimentares; obsessão por exercícios físicos; a presença de depressão grave e o comer escondido como prática comum.

O que diferencia a Bulimia Nervosa é a ingestão compulsiva e exagerada de alimentos; a alimentação excessiva sem ganho de peso; a auto-indução de vômitos e abuso de laxantes e diuréticos.
Alguns bulímicos tem problema de dependência de drogas e alcool e de furto compulsivo (cleptomania).

Todo Bulímico induz vômito?
Não. Existe a bulimia sem purgação. Neste caso o peso é mantido devido aos jejuns e exercícios físicos praticados obsessivamente.

Como é tratada a Bulimia Nervosa?
Como na Anorexia Nervosa, na Bulimia Nervosa há presença de Depressão. Por isso, os antidepressivos são aconselhados.

No aspecto psicoterápico a questão gira em torno do controle, que surge excessivo nos jejuns e desaparece por completo nas compulsões. È quase regra que o bulímico padeça de sentimento de culpa após seus rituais de comer compulsivo e tenha dificuldades nos relacionamentos interpessoais.

Há algo seu que sempre esconde (vômitos, comer, furtar) o que leva a supor que há algo subjetivo que também não se mantém em segredo.

Por Simone Marchesini



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tem algo a dizer? Vá em frente, deixe seu comentário!

XHTML: Você pode utilizar os seguintes códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

UA-34327795-1