• Subcribe to Our RSS Feed

Trabalhos em grupo: um desafio

maio 12, 2015 by     No Comments    Posted under: aprendizagem e desenvolvimento, destaque, vídeos

Aprender a trabalhar em equipe é algo fundamental para nosso desenvolvimento tanto pessoal, quanto profissional. Os trabalhos em grupo desenvolvidos no colégio têm a finalidade não somente de propiciar a assimilação de novas informações, mas também de desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe, aprendendo a planejar e a dividir tarefas. Isso permite desenvolver o relacionamento interpessoal e o senso de respeito às regras estabelecidas para tal atividade. É um processo dinâmico em que algumas situações de conflito são passíveis de acontecer.

Trabalhos em grupo: um desafio Há no colégio, o projeto de Pesquisa Escolar, desenvolvido na Biblioteca e aplicado pelas Orientadoras de Biblioteca. Visa o desenvolvimento de um método de estudo por descoberta e investigação, proporcionando instrumentos para que os alunos saibam pesquisar, refletir e produzir novos conhecimentos.

Abaixo você encontrará alguns itens essenciais para o desenvolvimento de trabalhos em grupo.

1ª) Montagem dos grupos – é importante que os membros apresentem características e habilidades diferentes. Isso enriquece o grupo e favorece a criatividade e a obtenção de bons resultados. Nem sempre ficar com os amigos na execução de trabalhos será o melhor para seu aprendizado. O professor pode intervir na montagem dos mesmos, quando julgar necessário para o bom desenvolvimento das atividades.

2º) Orientações do professor – cabe ao professor dar as orientações necessárias para que os alunos atinjam os objetivos esperados para aquela atividade. Estes devem estar atentos e seguirem as orientações presentes no roteiro de trabalho entregue pelo docente.

3º) Planejamento – com as orientações do professor em mãos, a primeira atitude do grupo deve ser planejar as etapas e buscar as fontes de informação mais adequadas. Na biblioteca, as orientadoras auxiliarão o planejamento e a execução dos trabalhos, assim como o próprio professor da disciplina, em suas aulas.

4º) Execução – os membros do grupo devem se reunir no horário escolar. Aulas de biblioteca e outros momentos poderão ser utilizados para esse fim. Tanto a biblioteca quanto as salas de informática dispõem de recursos para a elaboração da maior parte das atividades propostas. Os alunos poderão completar sua pesquisa em casa, mas devem reunir-se, preferencialmente, no colégio para realizarem essas atividades.

Reuniões feitas fora do colégio podem trazer problemas de organização e o trabalho pode fugir aos objetivos propostos, comprometendo a nota obtida na atividade.

Podem surgir eventuais divergências ou dificuldades na realização de tarefas em grupo. Nesse caso, o(s) professor(es) responsável(is) deve(m) ser avisado(s) logo que o problema surgir, para que possa(m) ajudar o grupo a encontrar uma solução.

Os pais podem contribuir com sugestões, auxiliar na busca de fontes de pesquisa e aquisição de materiais sem, entretanto, interferir na produção intelectual dos trabalhos, respeitando sempre as orientações dadas pelo professor.

5º) Apresentação – o grupo deve estar atento à forma de apresentação do trabalho solicitada pelo professor e se preparar adequadamente. Se o planejamento e a execução forem bem conduzidos, a apresentação do mesmo será facilitada e bons resultados virão. Este é um dos momentos em que fica claro se houve ou não a participação de todos os membros na atividade e se o grupo trabalhou ou não de uma forma harmoniosa.

Em todas as etapas de um trabalho, desde o planejamento até sua conclusão, é importante colocar suas idéias com clareza e respeito, além de saber ouvir os colegas. O trabalho não é de um ou outro, mas do grupo como um todo. O grupo deve saber compartilhar os erros e acertos e não procurar culpados por esse ou aquele erro, porém deve deixar o professor ciente de eventuais problemas.

6º) Avaliação – cabe única e exclusivamente aos professores responsáveis pela atividade atribuírem uma nota pelo trabalho desenvolvido e apresentado pelo grupo, pois eles idealizaram toda a atividade e sabem quais os objetivos a serem atingidos.

Nessa etapa, o diálogo é muito importante para o aprendizado. Fornecer informações de como foi desenvolvida a atividade pelo grupo, as estratégias utilizadas e dificuldades encontradas ajudará o professor a avaliar o trabalho de forma criteriosa. Além disso, ao ouvir as ponderações feitas pelo professor, você e os demais membros do grupo obterão informações que permitirão aprimorar os próximos trabalhos e obter melhores resultados.

O fato de uma atividade ser realizada em grupo não significa que a nota seja obrigatoriamente a mesma para todos os alunos. Em principio, cada aluno deve obter uma nota compatível com a sua produção na atividade. Para isso, o professor precisará de informações sobre o desempenho de cada um dos membros, as quais obterá com os outros professores que participarem da atividade (biblioteca, informática, etc.) ou dialogando diretamente com o grupo. É importante fornecer essas informações com transparência para que a avaliação seja a mais correta possível.

Para finalizar, deixo um vídeo que de forma lúdica demonstra o poder do trabalho em equipe.
Crianças, educadores e os pais são favorecidos.

Afinal, a união faz a força.

Por Denise Mineiro e Fernanda Junqueira



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tem algo a dizer? Vá em frente, deixe seu comentário!

XHTML: Você pode utilizar os seguintes códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

UA-34327795-1