• Subcribe to Our RSS Feed

Tarefas e responsabilidade na infância

maio 21, 2015 by     No Comments    Posted under: destaque, orientações

Transformar pequenas tarefas da casa em brincadeira é a estratégia de muitos pais e familiares para ensinar desde cedo que existem responsabilidades para todos. Outros responsáveis, porém, ficam em dúvida na hora de impor às crianças certas atividades e tendem a deixar que elas cresçam para ensinar a cuidar da casa.

Tarefas e responsabilidade na infância

Entretanto, é sabido que na adolescência este tipo de cobrança e relacionamento com os adultos costuma ficar mais complicado em casa, por isso defende-se que acostumar logo as crianças a ajudar costuma ser a melhor solução.

Conheça algumas sugestões de atividades, separadas por faixa etária, que você pode testar em casa e na escola, incentivando o sentido de responsabilidade nos pequenos sem sofrimento:

Dos 2 aos 4 anos, você pode fazer os pequenos acompanharem a organização dos seus brinquedos e do quarto , assim como sugerir que coloquem roupas sujas de lado, além de outras tarefas leves e intuitivas que não ofereçam riscos para eles (como varrer o chão e cuidar das plantas).

Dos 5 aos 8, os pequenos já podem aprender a arrumar sua cama, tirar o pó de objetos, separar a roupa suja e levar no local certo, dobrar roupas limpas, varrer o chão e juntar folhas

Dos 8 aos 12 anos, em geral, eles já estão preparados para recolher o lixo do quarto, pegar a correspondência, limpar o micro-ondas, carregar e esvaziar a máquina de lavar louça, ajudar no preparo de refeições e também a supervisionar crianças menores.

Vale ressaltar que cada criança é diferente das outras, portanto adapte as atividades com paciência, brinquedos e muita supervisão. Se elas se acostumarem a acompanhar e ajudar os adultos na execução das tarefas, melhor ainda!

. via blog da Xalingo



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tem algo a dizer? Vá em frente, deixe seu comentário!

XHTML: Você pode utilizar os seguintes códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

UA-34327795-1