• Subcribe to Our RSS Feed

Projeto: Seleção para Definição de Escolas

Apresentação

É essencial que as famílias tenham conhecimento da proposta educacional da escola de seus filhos, para que possam participar ativamente do processo de ensino – aprendizagem destes.

O mundo, em constante transformação, traz questões que direta ou indiretamente estão relacionadas à educação. Atenta a essa realidade, a clínica Denise Mineiro sedimentou, em mais de quatro décadas de vanguarda pedagógica, uma prática consistente e plenamente adequada às necessidades contemporâneas: a importância da escolha da escola.

Este projeto, referência no segmento educacional, está assentado em dois pilares: o atendimento individualizado aos alunos e às famílias e a reflexão constante sobre o processo educativo.

Projeto Pedagógico

Este Projeto Pedagógico é a diretriz que expressa os objetivos educacionais e a opção metodológica adotada pelas escolas particulares, no cumprimento de sua missão de educar.

O Projeto da Escola está em constante processo de análise e de avaliação e, em conseqüência, tem os princípios norteadores de sua ação reforçados ou transformados, levando-se em conta as necessidades históricas.

Em particular, o projeto expressa os seguintes princípios, que intencionalmente devem ser trabalhados por toda a equipe da escola:

  1. Integração Social – deve promover a formação de indivíduos que contribuam com os demais de forma reciprocamente enriquecedora, privilegiando a construção do conhecimento pela relação com os outros;
  2. Atenção à realidade histórica – deve promover a formação de indivíduos atentos ao sentido histórico da realidade que os cerca, valorizando o passado e as exigências do futuro;
  3. Formação Integral – deve trabalhar os vários aspectos constitutivos do educando, tais como o cognitivo, o metacognitivo, o conceitual, o físico, o emocional, o afetivo e o sócio-cultural;
  4. Autonomia Responsável -deve trabalhar com todas as situações do dia-a-dia para que, participando efetivamente da sociedade em que vivem, os alunos possam ser capazes de analisá-la, de avaliá-la criticamente e de agir em conseqüência, para mantê-la, enriquecê-la e/ou modificá-la, de acordo com as necessidades e os recursos existentes;
  5. Formação do Pensamento Crítico – deve promover a formação do pensamento crítico dos alunos, tendo por base um universo de conhecimentos, tanto os cotidianos quanto os representativos dos saberes acumulados pela sociedade, levando em conta critérios éticos, estéticos e políticos;
  6. Preparação para a Formação Contínua – deve preparar seus alunos para prosseguirem seus estudos (exames de seleção, cursos de graduação, cursos técnicos, cursos seqüenciais, pós-graduação, cursos de atualização, etc), de maneira que se sintam compromissados com sua formação, buscando enriquecer e aprofundar continuamente seus conhecimentos.
  7. Desafio à Diversidade – deve garantir uma educação de qualidade para todos os alunos, não somente aceitando, mas desejando a diversidade. Tem por meta desenvolver, através de permanentes desafios, todas as capacidades de cada aluno.

Para cumprir essa missão, a Escola deve sempre:

  1. criar um ambiente onde todos, alunos e educadores, se sintam responsáveis pelo trabalho desenvolvido, utilizem todos os meios a seu alcance, para atingir sua melhor formação possível, valorizando as diferenças, partindo do pressuposto de que todos podem aprender, se lhes forem dadas oportunidades adequadas.
  2. trabalhar para que toda a sua equipe compartilhe a mesma visão institucional, motivando-a e envolvendo-a, visando favorecer a coerência e a consistência de suas ações.
  3. considerar as mudanças na sociedade, as teorias de ensino-aprendizagem, as pesquisas educacionais, as experiências nacionais e internacionais;
  4. estar aberta a compartilhar experiências, oferecendo contribuição para a educação brasileira;

Os princípios deste Projeto Pedagógico contemplam os preceitos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, explicitados no Título II;

Art.2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Projeto Pedagogico

  • Visão: Ser uma escola que equilibra, de forma sustentável, a formação educacional e a eficácia pedagógica.
  • Missão: Contando com os melhores profissionais e as mais atualizadas propostas pedagógicas, contribuir, de forma sustentável e através de uma abordagem educacional individualizada, integral, exigente e criativa, para a formação de alunos capazes de acessar as melhores instituições de ensino superior e virem a ser pessoas íntegras, de sucesso pessoal e profissional.

Para maiores informações, entre em contato!

UA-34327795-1