• Subcribe to Our RSS Feed

Processo de Recuperação

jul 7, 2015 by     No Comments    Posted under: aprendizagem e desenvolvimento, destaque

Muitas escolas particulares têm no processo de avaliação, a Recuperação Continua ao longo do ano letivo (bimestral ou trimestral). Isto ocorre para resgatar o conteúdo que não foi totalmente assimilado e, por outro lado, para que os educandos invistam no de como ter uma postura responsável e comprometida com os estudos ao longo de seu processo educacional.

Processo de recuperação

A recuperação foi “pensada” para os alunos, mas como evitar que este processo ocorra?

Alguns cuidados e passos são importantes para que favoreçam os estudantes no dia a dia e ao longo do processo, em casa e na escola:

1. Alunos mais dispersivos devem sentar-se à frente na classe e, de preferência, ao centro, para não serem atraídos por outros estímulos além da aula;

2. É importante que exista um cronograma de estudos, em cartolina ou papel A4, para que fique bem visível. No cronograma devem ser colocados todos os horários do dia, bem como atividades programadas (horário regular de escola, aulas extra classe, programas de lazer já agendados, etc) para assim, destacar os horários livres que o educando de fato ainda possa desfrutar. Nesses horários, devem ser distribuídas as tarefas, trabalhos e rotina de estudo. É também importante que sejam reservadas horas para descanso e lazer, principalmente nos finais de semana;

3. Manter os registros da agenda atualizada com as tarefas de casa, os trabalhos, e leitura de livros didáticos. Todas as atividades devem ser entregues dentro do prazo solicitado pela escola.

4. Na sala de aula, devem ser feitos os registros das aulas. Podem ser elaborados de maneira esquemática e rápida (o uso de abreviações neste momento é permitido para facilitar, por exemplo, sem tentar registrar a fala do professor como se fosse um ditado). Em casa, é importante que transformem esses registros num texto ou pequena dissertação sobre o tema da aula. Desta forma, estarão se empenhando em fazer um texto coerente. Quando não conseguir transformar um registro em texto deve marcar o trecho e apresentar a questão como dúvida para o professor;

5. Devem ainda acessar os roteiros de estudo, exercícios e materiais complementares disponibilizados pela maioria das escolas e professores através da plataforma de estudos (Moodle, por exemplo).

6. Diariamente deixar reservado um horário de estudo e outro de tarefa de casa para manter as atividades em dia, prontas para serem entregues e o estudo atualizado e com possíveis dúvidas para serem tiradas em sala de aula.

7. Os educandos devem estar conscientes de que o tempo regular de aula deve ser aproveitado da melhor forma possível, evitando assim, atividades “pendentes” para serem feitas em casa, o que pode sobrecarregar os alunos.

Estando com estas posturas bem equilibradas é possível que os alunos evitem a recuperação paralela ou continua ao longo do ano escolar.

Portanto as palavras que auxiliam a evitar este processo de recuperação são:
Foco, Disciplina e Organização diária.

Por Denise Mineiro, orientadora pedagógica e educacional, especialista em psicopedagogia envolvida com educação há mais de 40 anos, diretora de sua clínica particular no Brooklyn, São Paulo – capital.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tem algo a dizer? Vá em frente, deixe seu comentário!

XHTML: Você pode utilizar os seguintes códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

UA-34327795-1