• Subcribe to Our RSS Feed

Palestra: A Psicomotricidade na Educação Infantil

abr 23, 2015 by     No Comments    Posted under: aprendizagem e desenvolvimento, apresentação

Com o psicomotricista e pesquisador espanhol Juan Antonio García Núñez

32ª edição Feira do Livro, o Colégio Miguel de Cervantes

24 de abril de 2015 – 14h30 – Colégio Miguel de Cervantes
Endereço: Av. Jorge João Saad, 905 – Morumbi / São Paulo, SP

Por ocasião de sua visita ao Brasil para o lançamento da versão brasileira do livro “Psicomotricidade e Educação Infantil” na 32ª edição de sua Feira do Livro, o Colégio Miguel de Cervantes, em parceria com o ISPE-GAE, convida educadores e educadoras para a palestra com o autor Juan Antonio García Núñez.

Psicomotricidade e Educação Infantil
A primeira edição de Psicomotricidade e Educação Pré-escolar foi lançada em fevereiro de 1978. Desde então, essa obra pioneira da Psicomotricidade vem sendoreeditada e atualizada. Sua base de referência nos estudos relacionados à Educação Psicomotora e seu duplo caráter teórico-prático a tornaram uma obra de estudos e consulta muito utilizada pelos educadores.

Teoria e prática
O livro apresenta uma estrutura separada em duas partes: a primeira se dedica a explicar alguns dos aspectos do desenvolvimento infantil e como a Psicomotricidade pode contribuir para esse desenvolvimento incorporando-a ao currículo da Educação Infantil. A segunda parte apresenta propostas de atividades psicomotoras adequadas aos diferentes níveis educacionais que pretendem servir como exemplo e ajudar o educador a elaborar suas próprias atividades.

O autor

Juan Antonio García Núñez é um reconhecido psicomotricista espanhol e especialista em problemas de aprendizagem. O enfoque psicomotor de suas pesquisas o levaram a aprofundar o que denomina como “enfoque sequencial psicomotor”, com base na perspectiva neuropsicológica e nas contribuições de autores como Luria, Vygotsky, Wallon, Ajuriaguerra, entre outros. É dele a definição do termo “grafomotricidade” como atividade sistematizada, dirigida ao desenvolvimento de automatismos perceptivos; visuais; auditivos e cinestésicos, que permitam e facilitem a apropriação da escrita. Segundo García Núñez, para que a integração da aprendizagem da lecto-escritura se produza é necessário que a criança tenha estruturado sua atividade mental, tanto no que se refere aos aspectos cognoscitivos, como nos práxicos e que, estimulado pelo entorno, sinta a necessidade de se comunicar.

Fonte: Colégio Miguel de Cervantes



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tem algo a dizer? Vá em frente, deixe seu comentário!

XHTML: Você pode utilizar os seguintes códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

UA-34327795-1