• Subcribe to Our RSS Feed

O que é a Orientação de Estudos?

maio 18, 2015 by     No Comments    Posted under: destaque, estudo

O objetivo da Orientação de Estudos está em auxiliar os alunos com queixa de baixo rendimento acadêmico. Confira o artigo!

A diferença entre a aula particular e a Orientação de Estudos se situa na forma como é abordado o conteúdo escolar. Enquanto a aula particular retoma e fixa o conteúdo escolar já visto isto é, reforça o ensino, a Orientação de Estudos usa esse mesmo conteúdo não como fim, mas como estratégia para transformar a relação do aluno com a aprendizagem, relação esta quase sempre desgastada comprometendo a motivação e a autoconfiança do aluno nas suas reais possibilidades.

O trabalho se inicia com a identificação dos valores que o aluno confere ao aprendizado acadêmico. A grande maioria não sabe para que estuda, o que é expresso de maneira clara em comentários feitos por eles, tais como: “Do que vai adiantar saber Revolução Francesa na hora de procurar emprego?”, “Vou à escola porque sou obrigado”, “Só estudo para tirar nota na prova”. Portanto, a primeira etapa do atendimento visa uma mudança de atitude que é fundamental para o desenvolvimento da aprendizagem.

O ato de aprender depende de uma série de fatores entre eles a organização, que se baseia num planejamento, na escolha de procedimento de estudos e na monitoração da própria aprendizagem. Dificuldade para se organizar geralmente torna o ato de aprender difícil e cansativa e, não é incomum que o estudante recorre a alguém para auxiliá-lo nesses procedimentos.

No trabalho de Orientação de Estudos, cabe ao profissional retomar a questão de organização, avaliando junto com o aluno, através do conteúdo escolar em que etapa o problema pode estar ocorrendo e retomar este processo para que o aluno possa, ao longo do trabalho, ir se tornando um agente ativo de sua própria aprendizagem.

Sujeito do processo, agente do seu aprender, o aluno conquista aos poucos a confiança em si próprio e nas suas possibilidades tornando-se mais independente e autônomo, alterando a sua relação com o aprendizado acadêmico que é sempre o motivo que o traz para o trabalho de Orientação de Estudos.

Na minha experiência, ao longo de dezessete anos, os problemas passam basicamente pela falta de organização e de hábitos de estudo. Poucos sabem usar de forma correta a agenda escolar, registrar as informações em sala de aula, fazer resumos e pesquisas, porque, para muitos alunos, pesquisar significa copiar e imprimir. Administrar o tempo, que é uma forma de se organizar, também é um desafio para muitos alunos que só conseguem com o auxilio de um adulto.

O trabalho de Orientação de Estudos é realizado em duas direções: auto-organização e auto-monitoração do aprendizado. Por auto-organização entende-se saber organizar seu tempo, seus espaços (inclusive local de estudos, armários, prateleiras, etc…), seu material, sua agenda, desenvolver hábitos de estudo, de pesquisa, de registro da informação. Auto-monitoração é a possibilidade do aluno desenvolver novas técnicas que possibilitem avaliar seu próprio desempenho.

Para que esses objetivos sejam alcançados, é necessário estabelecer parcerias com a escola, com os profissionais que realizam outros atendimentos e principalmente com os pais, pois entende-se que as dificuldades que um aluno apresenta não se restringem apenas ao ambiente escolar.

Finalizando, a tônica principal desse trabalho é “fazer justo”, é “estar justo”, é ser parceiro do aluno, ajudando-o a desenvolver suas próprias estratégias, a encontrar seu “tempo” necessário, pois no momento em que ele consegue se auto-disciplinar, a possibilidade de se manter como aprendente se amplia, inscrevendo-o no mundo globalizado, o mundo da aprendizagem contínua.

Fernanda Junqueira
Orientadora de Estudos. Atendimento a crianças e adolescentes

Nosso objetivo é auxiliar você na sua organização pessoal. Esperamos que se sinta motivado e desafiado a aprender.
Sabendo como estudar, organizando e priorizando suas atividades cotidianas, aproveitando ao máximo suas potencialidades, você certamente terá condições de reter e associar conceitos.
Queremos oferecer “dicas práticas” para que melhore seu desempenho hoje, na escola, e no futuro consiga sistematizar outras áreas de sua vida.

Para isso:

  1. Transforme o dever numa conquista
    Substitua a idéia de obrigação diária de estudar pela “aventura diária de aprender”.
  1. Tenha objetivos definidos
    Se você estuda com motivação, sabendo quais são os seus objetivos, obterá melhores resultados.
  1. Tenha autoconfiança. Acredite em seu potencial.
  1. “Com o saber, vem o poder, e com o poder, a responsabilidade. Com o conhecimento, você poderá realizar grandes coisas, mas tenha em mente que as grandes coisas exigem tempo e grandes doses de esforço. Esforce-se! Comprometa-se com seu sucesso”.

Zacaner e Pellegatti

“Uma jornada de mil milhas, começa com um passo”
Lao-Isé (604-531a.C)

É comum ouvir de toda pessoa que precisa estudar ou memorizar algo:

  • “não sei estudar”
  • “na hora da prova, me dá um branco”.
  • “só estudo na véspera!”
  • “me perco nos horários de estudo!”
  • “é muito difícil …!”
  • “não consigo entender”.

“A disciplina para o estudo é uma conquista obtida por meio de um longo treino e quando bem incorporada, a pessoa tem mais facilidade para sistematizar também outras áreas da sua vida.”
Dr. Içami Tiba

Reflexão:
Se você se deixa interromper por qualquer motivo, pode estar convencido de que esta pode ser a causa de alguns dos seus problemas escolares.
Esteja certo – nada atrapalha mais o estudo do que começar e parar, começar e parar…

Por Denise Mineiro
www.facebook.com/denise.mineiro
www.linkedin.com/in/denisemineiro



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tem algo a dizer? Vá em frente, deixe seu comentário!

XHTML: Você pode utilizar os seguintes códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

UA-34327795-1