• Subcribe to Our RSS Feed

Dificuldades da Aprendizagem (2 de 4)

jun 26, 2013 by     No Comments    Posted under: aprendizagem e desenvolvimento

Existem algumas funções que são básicas para a aprendizagem.
Tais como: percepção, atenção, e memória.
Confira a segunda parte deste artigo, logo abaixo.

As percepções são fundamentais para as diferentes aquisições do individuo durante sua vida, tanto dentro como fora da escola. É muito importante aproveitar os sentidos, pois estes são a porta de entrada do conhecimento . A percepção de tudo que nos cerca, é uma função cognitiva essencial para estarmos no mundo.

Temos ainda, a atenção e a memória que são funções neurofisiológicas que interferem sobre o processo de aprendizagem.



O aprendizado resulta na mudança de um comportamento através da experiência e exige, como pré-requisito, a aquisição de conhecimentos e a capacidade de armazená-los (memória). Segundo Luiza Elena#, o processo leva em conta a codificação e a recuperação das informações e pode ser considerado de dois tipos:

  • não-associativo – refere-se a tarefas repetitivas (habituação, sensibilização, imitação)
  • associativo – trata-se das relações entre os estímulos, como ocorre no condicionamento clássico ( cão aprendeu a salivar com o toque de uma campainha, por exemplo).

A aprendizagem, numa visão cognitiva, é um processo caracterizado pela aquisição de conceitos ou habilidades pelo uso de experiência (Honderich#,1995).

É o resultado de reestruturações internas no indivíduo que leva ao conhecimento. Este é um tipo de adaptação que ocorre de duas maneiras, fundamentalmente:

  1. Sensório – motora:  através das percepções e movimentos relacionados,

  2. Conceitual: por representações mentais e abstratas (não necessariamente ligadas à ação ou ao objeto).



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tem algo a dizer? Vá em frente, deixe seu comentário!

XHTML: Você pode utilizar os seguintes códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

UA-34327795-1