• Subcribe to Our RSS Feed

Diário na Medida da Casa do Todos

jul 1, 2015 by     No Comments    Posted under: apresentação, destaque, emagrecimento

Confira como foi, dia a dia, os encontros na Casa do Todos!
Veja também os detalhes do projeto, aqui.

05/maio No encontro inicial ocorreram as devidas apresentações dos participantes e em roda escolhemos o nome do grupo “Saúde e Bem Estar na Medida” e para o grito de guerra, ficamos com um empolgado e motivador “UHUUUU…”

Falamos um pouco da importância de nos sentirmos bem neste grupo, onde vamos tirar dúvidas, trazer informações, discutir sobre a saúde na medida certa!

Contei um pouco da minha historia sobre obesidade e o VOLUME de emoções que comi sem sentir muito.
Como tarefa de casa eles deveriam observar a medida de alimentos e bebidas que ingeriam

12/maio Já no segundo encontro, o grupo aumentou e nos apresentamos novamente com os novos participantes, foi muito gostoso!
Aproveitei e comentei sobre a importância do grupo e a União frente as dificuldades que precisamos superar. Além disso, frisei que é de forma amorosa que podemos atingir nossos objetivos, ajudando também, uns aos outros.

denise-mineiro_livro-marcus-pfisterIniciei a historia do “Peixe Arco-Iris” (livro de Marcus Pfister) que fala muito bem da importância de partilhamos o que temos de melhor para ajudar o outro, fortalecer amizades e sermos aceitos em diversos grupos. Devemos brilhar todos!

Depois disso, mostrei minha foto antes de iniciar o Processo de Emagrecimento e todos se assustaram com o volume de peso e transformação nas medidas. Deixando claro que é possível mudar!

Como exercício, propus o contorno das nossas medidas, desenhando no papel grafite, recortando as formas e medidas de uma das participantes.

Partimos para algumas indicações:
tomar água e na medida do possível acrescentarmos uma garrafinha de água de manhã outra depois do almoço e outra de tarde, até por volta das seis horas;
fazer um bom café da manhã e nas refeições grandes, utilizar pratos rasos, para cuidar da medida e comer com garfos de sobremesa;
– realizar alguns exercícios leves com os braços e pernas, que os participantes deverão repetir uma vez ao dia.

19/maio – Hoje começamos novamente nos apresentamos, pois o grupo recebeu novos participantes! Aproveitamos para relembrar os combinados sobre a postura frente a comida, a diminuição do prato
grande para um de sobremesa, comer devagar, além do consumo da água na medida do seu corpo, e os exercícios físicos que devem ser feitos diariamente para fortalecer os músculos das pernas, braços e tronco. Vimos também sobre a importância da respiração para exercitar o cérebro.

Sensibilizei o grupo que devemos trabalhar com os órgãos do sentido: visão, audição, gustação, olfato e o tato. Foi feito um pequeno exercício com os cheiros de comida e a sensação que nos dá ou o sentimento que vem e como lidamos com a COMPENSAÇÃO.

 

Depois disso, preparamos o material para darmos início dos contornos das medidas de cada um, seguido da observação no espelho e depois, como atividade decorrente, quem passou pelas etapas devia se desenhar também…. por fim, colamos tudo na janela da sala em um movimento para que possamos trabalhar com a observação e caprichar nas medidas e que elas vão se tornando mais saudáveis conforme o grupo vai caminhando.

 

Finalizamos com os meus agradecimentos, pois recebi da Casa o meu almoço na Medida: com lentilha, arroz integral e de sobremesa frozen iogurte feito pela equipe de culinária da Casa do todos.

 

26/maio – Na primeira parte, recebemos a ilustre visita da Renata Ashcar (especialista em perfumes), que compartilhou um pouco de sua historia e detalhes sobre a respiração, e a questão OLFATIVA em nossas vidas. Tivemos uma orientação de como usar na MEDIDA um perfume e os locais mais apropriados do corpo. A importância de saber desfrutar de um bom sabonete perfumado e não misturar fragrâncias. Usar cremes hidratantes com ou sem perfume pois cada um de nós tem seu próprio cheiro, fazendo o link com os cheiros e aromas das comidas e bebidas do nosso cotidiano.
Fizemos um exercício olfativo: sentindo cheiros e descobrindo (em grupos) pelo briefing selecionado pela Renata, para descobrirmos qual era a fragrância certa… foi genial!
Tiramos fotos para guardar no nosso diário e Renata Ashcar nos presenteou com uma amostra de 4 perfumes e um creme nutritivo.
Na segunda parte, relembramos os exercícios corporais diários, do consumo da água e de nos alimentarmos com pratos e talheres menores. Lembramos da importância de respirarmos entre uma “garfada” e outra, bem como pousarmos os talheres. Depois realizamos exercícios corporais simples para pernas, braços e coxas. Conseguimos contornar o corpo do Robert e fizemos a observação do seu contorno e medida corporal.
Depois, escutamos a pesquisa do José sobre Uisque. Observamos o livro de receita trazido pelo Robert que tem na biblioteca da Casa do Todos e por último escutamos a pesquisa da Julia sobre o vinculo com a comida, o que pensa, como compensa e o que faz… Lindo o trabalho de observação e construção dela… Parabéns!
Encerramos acompanhando o grupo até o lugar da degustação do lanche, que foi bolo, oferecido pela Casa com um delicioso suco de tangerina. Além disso, os participantes levaram sua fruta, na medida!
Os terapeutas receberam carinhosamente um delicioso suco energético com couve, hortelã e outras especiarias!
Essa foi mais uma manhã muito gostosa, bem produtiva e na MEDIDA!

02/junho – Hoje,  a Mirella inciou o projeto Saúde na Medida, fazendo uma meditação para que o grupo pudesse centralizar a energia no corpo e fazer a conexão com o Divino. Trabalhamos a respiração e o “pulsar do nosso coração”.

Uma parada e um inicio de trabalho na MEDIDA.

Depois ao inciar o projeto de hoje retomei os combinados da semana, perguntando quem conseguiu realizar as tarefas sobre a água, a medida do prato, os hábitos de comer devagar, as porcões menores juntamente com a postura de pousar o garfo bem como os exercícios físicos diários.

Fizemos exercícios dos braços, do tronco e das pernas e por sugestão da Adriana introduzimos um exercício a mais de braço e outro de perna. Aumentamos a quantidade, agora para 10 movimentos repetidos em sequencia.

Laura apresentou a dica que sua nutricionista deu a ela e trouxe ao grupo, para termos como mais uma opção, novos alimentos para viver melhor.

Depois fizemos o contorno na medida da Laura e da Dada. E elas por sua vez se observaram no espelho e desenharam a figura de sua imagem corporal.

Carla apresentou sua pesquisa de Diet e Light que vamos retomar na semana que vem.
Devemos incluir a  analise dos rótulos dos alimentos e bebidas.

Recebi um presente da Carla: duas revistas da Veja com os melhores restaurantes e bares.

O trabalho foi concluído, onde combinamos de voltar semana que vem com mais novidades.

 

Mirella convidou para a Festa Junina no dia 18-06 , quinta feira as 13:30 hs!
Será uma delícia o “ARRAIAL DA CASA DO TODOS”.
09/junho – Hoje começamos o trabalho com uma meditação para centralizar a energia e o foco em tudo que iremos trabalhar hoje. Falar sobre comida “nos agita” e pensar nela também!  Então começamos sobre a pesquisa dos alimentos Diet e Light. Alimentos Diet são usados na alimentação dos diabéticos que não devem abusar do açúcar e alimentos Light são alimentos com pouca gordura ou feitos com leite desnatado. Nem todos os “light” nos fazem bem.Lema de hoje: observar que NEM TUDO QUE E BOM NOS FAZ BEM!
Ter a consciência do que vai comer e beber é um dos passos para não ficarmos presos na teia alimentar , tudo na medida. Sempre que formos fazer uma compra no mercado, ter cuidados com o que vamos comprar e portanto, observar o rótulo dos alimentos. Fizemos um exercício ao observar diferentes embalagens de alimentos: Danone, barra de cereal, chocolate diet, bananinha cremosa zero, cookies…

Combinamos tudo sobre nosso almoço de fim de semestre e Mirella ficou de selecionar com o grupo da culinária o caldo e a salada. A Rose e Clarice Moscovicci do Magrelettes Gourmet fornecerão a proteína. Desta forma, trabalharemos a gustação, onde os participantes do Projeto Saúde na Medida terão a oportunidade de sentir no palato o que foi trabalhado desde o inicio dos encontros.

denise-mineiro_casa-do-todos_27
Observamos na pesquisa da Carla e no livro: “Coma, Beba e Seja Saudável” de Walter C. Willet  – a pirâmide alimentar com um guia das escolhas diárias. Na primeira plataforma: hortaliças (3-5 porções), pão, cerais, arroz integral e massas (6- 11 porções). Na plataforma do meio: leite desnatado, iogurte, queijo(2-3 porções) e frutas (2 -4 porções). E na última plataforma: gorduras, óleos e doces (com moderação), carnes, frango, peixe, leguminosos e nozes (2-3 porções).
denise-mineiro_casa-do-todos_28
Tivemos mais uma vez um espaço para degustarmos e saborearmos a água, nas garrafas individuais, na medida certa e nos conscientizarmos que, com o clima seco que estamos experimentando, precisamos ingerir mais água.  Enquanto isso, fizemos a medida corporal do Flavio e seu desenho do esquema corporal com observação no espelho.
Finalizamos o trabalho de hoje com exercícios de braços e pernas.Semana que vem voltaremos falando de mais alimentos saudáveis e sobre Bebidas com álcool e sem álcool.

 

16/junho – Hoje começamos os trabalhos com a meditação de 5 minutos para centralizar a energia para a sala de oficina “Saúde na Medida” e aproveitarmos as informações compartilhadas.Posteriormente fizemos uma recordação sobre a diferença entre os alimentos DIET e LIGHT, onde o primeiro é adequado para pessoas diabéticas e os alimentos não contem açúcar e o segundo, apresenta baixa caloria. Observamos diferentes embalagens e os valores nutricionais informados.

Dentre os alimentos, trouxe um pão sueco que será degustado no lanche pelos participantes e um leite argentino em sachê de baixa caloria. Observamos também, alimentos sem glúten e comentamos sobre a piramide alimentar. Fizemos alguns combinados sobre o almoço do dia 30/junho e a importância de degustar e sentir nas papilas gustativas o “quente e o frio” dos alimentos. E como será a sequência do nosso almoço de encerramento do semestre.

Depois fizemos exercícios corporais introduzindo pesinhos de 1 e 2 quilos nas mãos, e realizamos exercícios com as pernas e pés, introduzindo o exercício da posição de graça para nos trazer equilíbrio corporal e de atenção.

Combinei sobre a próxima e orientei para que tragam sua escova de dente para uma nova atividade.

No lanche, degustamos o pão sueco e encerramos. Semana que vem tem mais!

23/junho – Recebemos hoje em nosso grupo, a ilustre visita da Dra. Gabriela Focante, especialista em periodontia e saúde bucal.

Começamos com uma meditação em roda na fogueira, para aproveitar o sol e a natureza que nos ajudou e muito… Dia claro, céu azul com canto dos pássaros!

A seguir, começamos os trabalhos com explicação da Dra. Gabriela sobre a importância da saúde bucal, pois além de nos nutrir, também é um depósito de bactérias e precisamos cuidar, com a escovação adequada. Sugeriu assistirmos um vídeo no YouTube sobre os cuidados e alertas a adequação apropriada para combatermos as bactérias que se escondem nos vãos dos dentes, confira:

Posteriormente verificou se todos estavam com suas escovas e sugeriu aplicar um evidenciador de placa bacteriana ou fazer uma “mágica” para ensinar ao grupo como escovar melhor seus dentes. Esta prática possibilitou que observassem os locais sujos de bactérias. E a maneira mais adequada para retirar a sujeira bucal. Depois ensinou, para garantir limpeza diária, contar ate 10 em cada canto da boca escovada e passar para outro local até terminar a limpeza de toda a boca na parte superior e depois inferior.

Concluímos o trabalho com Angela e Mirella no grupo oferecendo um presente para Dra. Gabriela que também agradeceu a oportunidade de orientar e efetuar um trabalho profilático.

Foi um encontro muito produtivo e saudável para todos!

 

30/junho – No encontro fizemos uma retrospectiva do que conseguimos aprender, investir em nossa saúde na medida.

Cada um teve a oportunidade de se colocar, tirar dúvidas, relatar um pouco de suas conquistas e também de algo que não está conseguindo se dedicar. Por isso, analisamos novamente o exercício com o contorno dos corpos, para cuidar bem da rotina saudável e de exercícios, mesmo em período de férias.

E justante, neste mês de julho o recesso vale para a escola, a Casa do Todos e não podemos descuidar da nossa saúde. Sendo assim, combinamos de trazer o contorno dos corpos para nova checagem no primeiro encontro do próximo semestre.

Carla contribui com a sugestão para prepararmos um Power Point com ajuda da Sophie e do Everaldo. Assim, manteremos um registro que fosse mostrado para todos da casa, com as aprendizagens deste grupo.

Depois, finalizamos nosso encontro com agradecimentos, grito de guerra e fomos nos programar para o tão esperado almoço com cardápio delicioso com ajuda da Mirella na salada de alface, tomate em rodelas e azeitonas picadas, caldo de milho. E nosso agradecimento pelo carinho e contribuição da Clarice e Rose Moscovicci, proprietárias do Magrelettes Gourmet por participarem e oferecerem uma comida deliciosa. Eu também pude contribuir, com o prato principal: Spaguetti de Pupunha com molho de tomate, burrata e manjericão. E de sobremesa tivemos gelatina com uva.

O encerramento foi especial e abençoado!

No próximo semestre tem mais.

Boas férias e bom descanso à todos!

Quer participar ou se voluntariar em sua especialidade, para somar na Casa do Todos?
Fale comigo: dm@denisemineiro.com
Ou diretamente com eles: (11) 5505-0932
Visite o site: www.casadotodos.com.br

Casa do Todos

Por Denise Mineiro, orientadora pedagógica e educacional, especialista em psicopedagogia envolvida com educação há mais de 40 anos, diretora de sua clínica particular no Brooklyn, São Paulo – capital.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tem algo a dizer? Vá em frente, deixe seu comentário!

XHTML: Você pode utilizar os seguintes códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

UA-34327795-1