• Subcribe to Our RSS Feed

Diário da Casa do Todos – 2º semestre 2015

dez 10, 2015 by     No Comments    Posted under: apresentação, destaque, emagrecimento

Chegamos no segundo semestre com a retomada do projeto:

“Saúde e Bem Estar na Medida – com a Casa do Todos

– Veja também as informações gerais do projeto, aqui.
– Confira aqui o trabalho realizado no primeiro semestre/2015

Abaixo, vou detalhar como foi, dia a dia, os encontros na Casa do Todos!

04/agosto – Retomamos os trabalhos na Casa do Todos. Conversamos um pouco sobre o cuidado com o corpo, com a alimentação, com higiene corporal e as atividades realizadas nas férias. Foi dada oportunidade para comentar sobre o investimento pessoal e o investimento profilático sobre as atitudes a serem estimuladas no cotidiano.

Julia trouxe algumas embalagens que consumiu durante as férias para sensibilizar o grupo sobre a importância e a consciência do que consumimos, verificando o valor nutricional em cada alimento ingerido.
Comentamos sobre a importância de tomar água diariamente e descobrir a quantidade necessária e possível .
Carla Maria apresentou uma pesquisa realizada sobre o PODER MEDICINAL DOS ALIMENTOS e sugeriu que fizemos uma palestra sobre todo o aprendizado neste grupo. Vamos discutir com Mirella e Angela sobre esta possibilidade.

Depois fizemos um ajuste para adquirir o bom hábito de escovar os dentes, solicitando que cada um trouxesse sua escova e pasta de dente e que guardaríamos em uma caixa no banheiro ao lado da sala do REIKI. Assim, a cada refeição principal e os lanches, podem usar este material de higiene na Casa, com acesso fácil. Eu já deixei o meu!
Semana que vem voltamos para mais um encontro, resgatando o Desenho e Recorte do ESQUEMA CORPORAL relembrando os cuidados que devemos ter.

11/agosto – O encontro hoje funcionou mais como uma Roda da Conversa, alinhando saúde mental, física e emocional. Comecemos com uma MEDITAÇÃO de uns 10 minutos para limpar nossos pensamentos e trazer calma, paz e energia. Portanto, nossa mente estava tranquila para recordarmos os combinados realizados, conversar sobre as questões da nossa saúde e tirar dúvidas pessoais.

Recordamos a importância dos exercícios físicos , evitando o sedentarismo e trazendo mais energia, vitalidade e disposição para nossa rotina. Fizemos exercícios físicos de braços, antebraços e mãos – e de pernas, panturrilha e pés. Relaxamos o corpo e fizemos alguns exercícios específicos.

Relembramos a importância de nos conscientizar sobre os cuidados que devemos ter com nosso corpo, de forma geral. Recolhemos escova e pasta de quem lembrou, para que depois do lanche possamos fazer a limpeza dos dentes, gengiva e bochechas evitando as bactérias.

Robert trouxe uma revista comentando das frutas e o cuidado em comer em excesso, pois elas contem muita GLICOSE, ficando a sugestão de ingerir abacaxi, pera, maçã, banana, laranja, ameixa vermelha, ameixa preta, carambola, melancia, mamão, melão e evitando comer excessivamente abacate, caqui, açaí, coco e uva passa.

Pensamos nas 4 refeiçoes importantes do dia e semana que em vamos tentar montar um cardápio com itens importantes nos pratos de sobremesa para as principais refeições e sugestão de lanches.

Encerramos lembrando de beber água e fomos tomar lanche e escovar os dentes em seguida. Eu me disponibilizei a lavar os pratos e copos sujos do nosso lanche. Semana que vem, tem mais!

 

25/agosto – Esta semana começamos os trabalhos cantando Parabéns para Julia!

Refletimos sobre o conflito da semana onde estamos fazendo o “Resgate do Esquema corporal” e os cuidados que devemos ter com nosso corpo real.

Escrevi a palavra MUDANÇA no sulfite (em vermelho) e refletimos sobre o quanto esta palavra reflete no nosso dia a dia. Se analisarmos a palavra inicial MUDA ela trás dois sentidos: MUDA, da planta que enraizada no solo e se desenvolve, aproveitando os ingredientes necessários para seu crescimento saudável. E depois, trouxe a DANÇA, que nos remete ao movimento, ao ritmo de cada um de nós.

A partir desta sensibilização fizemos uma breve meditação, conduzida para aquietar nosso corpo e mente. Desta forma trabalhamos a palavra MUDA. Depois iniciamos os exercícios com os braços, pernas, tornozelos e pés, provocando um olhar para o ritmo do corpo de cada um.

Refletimos sobre a importância do resgate do corpo de cada um, e a partir da semana que vem, vamos dar continuidade a este processo de MUDANÇA e CUIDADO com nosso corpo e a rotina das refeições, nos cafés da manhã e nos lanches. Daremos oportunidade para tirarmos dúvidas e selecionar um cardápio adequado, conforme os gostos e escolhas.

Encerramos o trabalho com o proposito de cuidar da semana, com escolhas de alimentos saudáveis, o investimento da água, a observação e escolhas dos alimentos industrializados e embalagens que utilizamos ao comprar no mercado, a RESPONSABILIDADE na seleção de alimentos adequados.

Encerramos a oficina da Saúde na Medida Certa, fomos tomar lanche e fizemos a higiene dos dentes, posterior ao lanche escolhido por cada um, pedindo sua quantidade. Semana que vem tem mais!

01/setembro – Iniciamos a oficina de hoje organizando a lista do Reiki para ajudar a organização das meninas.

Demos continuidade ao nosso trabalho recebendo duas pessoas novas: Carol e Andre! A oficina de hoje foi uma retomada para relembrar a importância da MUDANÇA e as conquistas que conseguimos ao trabalharmos nossa flexibilidade para aprender e pensar.
denise-mineiro_casa-do-todos-2s_13

Recontei a história do Peixe Arco-Iris e a importância do fato dele mudar sua atitude e reconquistar os amigos mostrando o seu melhor. Ele acaba pelo fato de distribuir suas escamas brilhantes, ficando cada vez mais feliz e no seu redor, com os outros peixes por perto. Ele investiu para superar suas dificuldades e mostrar o seu melhor.

Uma MUDANÇA requer planejamento, estratégias com SEQUÊNCIA E FREQUÊNCIA!
Desta forma os resultados vem.

Depois disso mostrei o jogo FOCO & ATENÇÃO da Flavia Lippi e sorteei a primeira carta com a pergunta para respondermos: Quando você está se alimentando, aprecia realmente o sabor da comida?Reconhece temperos, por exemplo? Vamos observar isto durante esta semana… – Como fará para focar seu prato e seu alimento?

Ao final da primeira rodada do jogo, fizemos a sequência de exercícios físicos com braços, pernas e os exercícios de equilíbrio. Depois tiramos dúvidas sobre os alimentos ingeridos e dúvidas que temos sobre o equilíbrio do que comemos.

denise-mineiro_casa-do-todos-2s_16

Encerramos a oficina e fomos ao lanche e posteriormente a higiene dos dentes.

08/setembro – Hoje começamos a oficina com a organização da lista do REIKI e recebemos a visita da Mirella e do Gatinho da Casa do Todos, o Chiquito. Ele foi logo chegando e ficou dentro da caixa dos corpos que serão “resgatados” para que possamos cuidar. Desta forma, preferimos que ele participasse e resolvemos conferir na próxima semana. O grupo refletiu sobre a palavra CUIDADO!

Pensamos na importância desta palavra. Voltamos a escutar parte da história do Peixinho Arco-Iris, onde ele tem o cuidado de consultar o polvo do mar para ajudá-lo a perceber seu sentimento de tristeza e infelicidade ao se ver sem amigos. E todos os cuidados que tomou para se sentir melhor e cercado de amigos repartindo o que tinha de melhor.

Por isso, ficamos em silêncio, trabalhando nossa respiração e refletindo sobre quais os CUIDADOS cada um de nós devemos ter para que, aos poucos, possamos ter uma boa SAÚDE. Ficamos em relaxamento por 10 minutos. Depois disso, cada um do grupo teve a oportunidade de falar sobre o que deve cuidar em si e depois no outro por uma semana. Foi uma boa reflexão e todos tiveram a ajuda e a “escuta” interna para nortear o que precisa cuidar em si e no seu amigo.

Depois fizemos uma retrospectiva de que a MUDANÇA irá ocorrer com este CUIDADO, de forma lenta e gradativa.

Fizemos exercícios com o corpo, fortalecendo as pernas, pés e braços.

Em seguida nos despedimos com o propósito de levar para o grupo da próxima semana as conquistas com os compromissos decididos. Saímos para lanche e depois a higiene bucal.

15/setembro – A organização do horário do REIKI foi feita pela Julia no dia anterior.

Hoje começamos a oficina com os “Corpos Resgatados”. Cada um deveria sentar no lugar do seu corpo e depois fizemos combinados para que todos pudessem cuidar dos seus corpos. Robert, Laura, Dada e Adriana fizeram a observação dos corpos e visualizaram a silhueta no espelho. Julia, Alexandre e Carla ficaram de procurar os corpos e trazê-los para a próxima oficina, caso não encontrem ficamos de refazer os trabalhos para garantir que todos tenhamos os corpos recortados em papel grafite. Depois retomamos a história do Peixe Arco-iris para relembrar que ele somente conseguiu seus objetivos ao mostrar o seu melhor na medida em que ele refletiu e descobriu o que era preciso para melhorar… Cada um comentou sobre o cuidado que teve com si e com o outro durante esta semana.
Depois contei a fabula sobre a MUDANÇA que ocorre nos alimentos quando enfrentam ADVERSIDADE. Contei então a história da netinha que pedia conselhos a sua avó sobre sair de uma situação difícil. “A avó comentou que ela deveria antes disso pensar nos alimentos:  cenoura, ovo e café. Ao serem cozidos ou enfrentarem a adversidade da água fervida, eles mudam, se transformam! A cenoura de dura e forte por fora fica mole , o ovo de mole com casca fina fica duro e forte. E o café vai se transformando devagar e com seu cheiro delicioso se torna bem saboroso num lanche da tarde.” Escutaram atentos e cada um falou com qual dos alimentos se identifica frente a uma ADVERSIDADE.
Na sequência, fizemos exercícios físicos para fortalecimento dos músculos da perna, pés, glúteos e braços.
Depois, como estava perto do lanche, contei sobre a novidade de fazermos um MUFFIN de banana para compartilhar e experimentar no lanche da Casa. Foi delicioso! Levei os ingredientes e fomos preparando o lanche com a ajuda de todos . Depois lemos uma poesia e encerramos os trabalhos com a higiene dos dentes.
Semana que vem tem mais!

22/setembro – Hoje começamos o oficina comentando sobre o evento TODOS TALENTOS que aconteceu no shopping Frei Caneca no último sábado e contou com a performance de cada um da Casa, que mostrou seu talento, treinou muito e se esforçou para dar o melhor de si. Isso mostra a importância do exercício, em ensaiar muitas vezes, para que no momento oportuno possamos mostrar a todos o nosso melhor. Depois disso, conversamos sobre a importância de investirmos em uma análise das nossas atitudes e perceber onde mudar.

Cada um teve a oportunidade de falar sobre as adversidades que enfrentam frente as suas emoções e dificuldades. Robert trouxe um livro para ilustrar a importância de mudar a atitude frente a adversidade. E retomaremos a historia na próxima semana.

Fizemos exercícios corporais trabalhando sequência dos movimentos e terminando com os exercícios de EQUILÍBRIO.

Depois fomos para o local do lanche e novamente compartilhamos. Trouxe chá de amora, bolacha doce light de morango e fizemos novamente o muffin de banana com receita dupla: 2 ovos, 2 bananas, 2 colheres de água, 2 colheres de farinha de aveia e 2  colheres pequenas de fermento. Misturamos tudo, untamos o pote com água bem rasa e despejamos a massa e colocamos 4 minutos no microondas. Depois fizemos higiene dos dentes. Semana que vem tem mais!

06/outubro – Iniciamos os trabalhos na oficina “Saúde e Bem Estar na Medida” com a organização do horário do Reiki. Depois comentamos sobre a semana passada recordando a importância de cuidarmos diariamente da saúde com higiene pessoal e bucal, fazer exercícios, evitando o sedentarismo, tomar água para hidratar o corpo e observar nossa medida na comida.
Decidimos montar uma sequencia de sugestões para cardápios e Mirela se propôs a digitar e espalhar cardápios pela casa. Comentamos sobre o cardápio do café da manhã e lanche. Conversamos sobre o que é proteína e selecionamos um cardápio para almoço e jantar.
Depois fizemos uma série de exercícios e concluímos com o posição de garça, exercitando o EQUILÍBRIO.
Encerramos a oficina e fomos tomar lanche: chá de amora com biscoito de arroz integral. Escovamos os dentes e nos preparamos para as outras atividades da Casa. Semana que vem, tem mais novidades!

13/outubro – Começamos a oficina de hoje  com a organização dos horários do Reiki. Posteriormente, fizemos uma retrospectiva do feriado e um breve relato sobre as atividades físicas desenvolvidas, passeios feitos e os cuidados com a escolha da alimentação nestes momentos.

Partindo desta conversa, foi solicitado para que pensassem sobre o número de refeições realizadas na Medida durante o dia e cada um teve a oportunidade de falar sobre sua rotina durante a semana e nos finais de semana.
Reforcei sobre a importância de mudar os hábitos relacionados a alimentação e as emoções. Cuidar da medida, de comer devagar, mastigar com calma e pousar o talher nas refeições grandes.
Fizemos a serie de exercícios propostos envolvendo pés, pernas braços tronco e exercícios de equilíbrio.
Encerramos a oficina com um lanche delicioso: chá de ervas com bolo de chocolate de baixa caloria (zero gordura) e biscoito de polvilho. Depois fizemos a higiene bucal. Semana que vem tem mais…..
20/outubro – Iniciamos a oficina com a organização dos horários do Reiki como de costume.
Recebemos na oficina um visitante, o Ursinho de pelúcia da Julia! Parece que ele queria aprender conosco!
Conversamos sobre o horário de verão e as influências ocorridas na nossa rotina. Dei oportunidade para cada um falar um pouco da sensação de sonolência, pois este horário provoca uma certa letargia. Muitos comentaram que o dia demorar a passar….
Depois, relembramos sobre o cuidado que devemos ter com nosso corpo. Ficamos novamente observando a dificuldade que alguns estão de encontrar o local onde deixaram o contorno dos corpos. Mas em breve vamos resgatar de alguma forma. A Laura trouxe uma pesquisa de jornal sobre a importância dos exercícios físicos para o cérebro, órgão tão importante do nosso corpo. A partir daí fizemos os nossos exercícios de costume e encerramos o grupo com uma meditação rápida. Fomos tomar um lanche gostoso com chá de ervas, bolo de laranja e biscoito de polvilho. Em seguida, fizemos a higiene bucal.
Semana que vem tem mais, até lá!
27/outubro – Inciamos  a oficina organizando os horários do Reiki. Depois, combinamos que cada um deveria pensar em contar como foi o final de semana, observando suas emoções e suas refeições. Cada um falou de si e alguns comentaram que comem emoções…. Exageram na comida, na porção dos alimentos, das bebidas gaseificadas e nas bebidas alcoólicas. Hoje não recebemos visita, nos visitamos internamente!
Depois fizemos os exercícios corporais e encerramos a oficina com o objetivo de pensarmos como faremos com o cuidado dos corpos recortados no papel craft. 
Fizemos um lanche delicioso com chá de especiarias, bolo de banana, biscoito Globo e bolacha Maria sem glúten. Em seguida fizemos a higiene bucal.
Em breve, mais novidades!

10/novembro – Dia mais do que especial na oficina de Saúde e Bem Estar na Medida, comemoração do aniversário do querido e amado ROBERT, uhuuu! Nosso aniversariante veio a caráter, um verdadeiro caubói. Foi simplesmente demais!

Gerou um certo ciumes da galera e teve até uma DR entre as meninas e a Julia tomou as rédeas… Foi sensacional! Pude mostrar o meu amor e carinho a cada um com a confiança, respeito e amizade que estão sendo construídos entre nós. Devagar chegamos lá!

É só isso que vou relatar pois o momento foi mágico! Quem esteve por lá sentiu a energia que rolou… Sei que certamente alguns momentos vão aparecer no Facebook do Instituto Casa do Todos!

Fizemos alguns combinados para fazer desta oficina algo marcante na vida de cada um de nós… Atente para as próximas revelações. Semana que vem tem mais!

17/novembro – Hoje para variar um pouco , fui surpreendida na Casa do Todos com algumas pessoas da minha oficina na porta da casa… Estavam vendendo Chorume (adubo  liquido, por R$ 5,00 o litro) preparado pela equipe para angariar fundos para o Bazar do dia 05/dezembro (primeiro sábado do mês). Este adubo e poderosíssimo! E sabia o destino que daria na Ponta da Villa Multimarcas onde as irmãs Neide e Soraya farão arranjos lindos, aguardem!

Iniciei a oficina Saúde e Bem Estar na medida já bem emocionada…. este grupo toca meu coração pois me ajudam a sustentar os 58 k eliminados… Passei grandes EMOÇÕES… e até cantei a música do Roberto Carlos! Momento maravilhoso!
Depois de algumas confusões com a lista do Reiki, finalmente ela saiu com ajuda da Julia e eu agradeci muito. Fizemos a lista dos contatos com datas para os próximos aniversários. Trouxe novidades para o lanche do grupo, com bolo de banana e chá de maça com canela.
Fiz um convite especial cantando a música “Era uma vez…” Só quem viveu a época do Colégio Augusto laranja sabe! Convidei as pessoas para juntos fazermos uma surpresa para meus amigos do Ravenna no dia 28/Novembro (sábado) na festa de lá! Save the date, vai ser genial!
Enfim depois destes momentos de pura EMOÇÃO fomos tomar um lanche delicioso!
O Samy contribuiu com as bolachas, que compartilhou com todos! Quem esteve lá não vai se esquecer!
Em especial do Alexandre, comilão do bolo de banana 🙂
Ate a próxima semana!

24/novembro – Começamos a oficina com a lista do Reiki já organizada pela Julia. Recebemos a visita de uma ilustre companhia: um Papai Noel cantando música do Elvis Presley para alegrar a oficina e trazer o espirito do Natal que reina na Casa do Todos. Cantamos e dançamos! Foi muito divertido. Depois, checamos os dados pessoais de quem faltava para que possam se comunicar no período das ferias entre os amigos.

Combinamos os procedimentos para quem vai ao Ravenna Solidário: Carla, Adriana, Alexandre, Robert, Moreno, Laura, Mirella e Angela. Verificamos também o horário para nos encontrarmos, o traje que será usado e a divulgação do Pessoal da Casa. Vamos levar os convites para o OPEN NATAL e o bazar do dia 05/dezembro.

Alinhamos as próximas atividades e semana que vem teremos uma visita na Oficina: Lina Sue Matsumoto, terapeuta especialista em compaixão! Ela irá conversar com o pessoal do grupo. E por fim, definimos o dia 08/dezembro para fazer o encerramento da Oficina este ano. Julia deu a ideia de fazermos um picnic de despedida para o encerramento do ano.

Tudo decidido, fomos para o lanche com chá de camomila e erva cidreira, bolo diet de laranja e bolacha de água light. Escovamos os dentes e encerramos as atividades sempre com a presença do Papai Noel, que fez muito sucesso! Voltamos semana que vem com mais novidades!

28/novembro – Minha turma querida participou junto comigo do Ravenna Solidário, a emoção tomou conta, o carinho é imenso e convido todos para acessarem o relato completo:
www.denisemineiro.com/ravenna-solidario-2015

01/dezembro – Praticamente está foi a última Oficina da Saúde e Bem Estar na Medida desse semestre, na próxima semana começa o Open House com muitas atividades e ajustes de horários.

denise-mineiro_casa-do-todos-2s_64-1
Fizemos a lista do Reiki e combinamos sobre o pic nic que sera as 9:00 na própria oficina com cesta de pic nic e tudo. Julia e Adriana vão trazer cookie integral, Laura biscoito de polvilho eu bolo de laranja e serviremos chá de menta para que todos experimentem. E irão ver pelo telão os diários e fotos que foram elaborados ao longo deste semestre. Distribuiremos a lista de nomes e telefones neste último dia.
Comentei que para que o bazar, no sábado, a empresa Magrelettes Gourmet irá oferecer os congelados para os salgados e doces.

Fizemos um lanche delicioso com chá de camomila e frutas vermelhas. Depois fizemos higiene bucal e liberamos para as outras oficinas da casa.

08/dezembro – Hoje foi o último dia do ano com a Oficina da Saúde e Bem estar na Medida!

Preparamos um pic nic para encerrar, onde cada um contribuiu com alimento e a Casa do Todos cedeu o chá de menta, a toalha da mesa e a cesta. Adriana trouxe bolacha integral, e a Julia, além da bolacha integral, trouxe bolo de abacaxi diet.
Preparamos a sala com todo carinho. Angela ajudou a montar o projetor onde passei, comentei e li os diários do 1º e 2º semestre. Mirella resgatou os corpos que estavam perdidos pela casa e até o menino Jesus veio abrilhantar com sua presença.
O encontro foi delicioso! Passei cada pedaço da Oficina como se fosse uma retrospectiva e eles adoraram. Foi servido o pic nic e aos poucos fomos entendendo a importância de nos responsabilizar pelo nosso corpo, nossa saúde e bem estar. Temos novos projetos e propostas para o ano que vem. No final distribuímos a lista de contatos para que possamos nos comunicar nas férias. E combinamos que em janeiro de 2016 voltaremos  com mais novidades e cardápios variados.
Depois nos organizamos para o Thanks Giving, que foi emocionante com a preparação para o almoço onde eu o Terapeuta Gustavo fizemos a refeição!
A todos um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de realizações!
Ano que vem, tem muito mais 😉

Quer participar ou se voluntariar em sua especialidade, para somar na Casa do Todos?
Fale comigo: dm@denisemineiro.com
Ou diretamente com eles: (11) 5505-0932
Visite o site: www.casadotodos.com.br

Casa do Todos

Por Denise Mineiro, orientadora pedagógica e educacional, especialista em psicopedagogia envolvida com educação há mais de 40 anos, diretora de sua clínica particular no Brooklyn, São Paulo – capital.

 



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Tem algo a dizer? Vá em frente, deixe seu comentário!

XHTML: Você pode utilizar os seguintes códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

UA-34327795-1